Eventos

"Talabrigae Ex Libris"- Festival Romano

O Festival Romano "Talabrigae Ex Libris",realizado no Parque de Porto de Riba, em Soutelo- Branca, com duração de 3 dias, é organizado pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha, e conta com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha, da Junta de Freguesia da Branca, da Universidade de Aveiro, do Turismo Centro de Portugal e do "Albergaria Integra'T" – Contrato Local de Desenvolvimento Social.

Num espaço superior a 1 hectare, foi construído um forúm, um arco de triunfo, um anfiteatro, umas termas, uma albergaria, uma aldeia celta, um cais, uma torre de vigia, entre outras, onde decorreram as recriações e as demais atividades.

Ao longo dos três dias, os visitantes tem a oportunidade de conhecer o quotidiano e a preparação para o assalto à Aldeia Lusitana, onde os soldados romanos batalharam pela conquista de Talabriga. Desde o recrutamento de homens até ao assalto final, passando pelas emboscadas e pela tomada de prisioneiros. Para além da campanha militar, o "Talabrigae Ex Libris" procura mostrar como os habitantes do Império Romano ocupavam os seus dias há dois mil anos, tendo sido incluídas lutas de gladiadores, oferendas aos deuses, uma ida às termas, bem como demonstrações dos ofícios da época. O programa incluiu ainda a apresentação das peças de teatro clássico "Rei Édipo", de Sófocles, e "Anfitrião", de Plauto. As duas peças foram precedidas pelo desfile de bacantes "Do Caos ao Cosmos"


"Rock in Branca"

O "Rock in Branca" consiste numa competição entre bandas locais de Rock, avaliados por um juri, tanto com o objetivo de os dar a conhecer à comunidade branquense como de se estrearem num palco onde todos são bem vindos... 

Por norma, realiza-se no penúltimo fim de semana de julho e conta com a presença de vários estabelecimentos locais que compõem a zona da restauração. Mas também com a presença de vários artistas conterrâneos com renome a nível nacional, com o apoio da câmara municipal e da freguesia. 

Bonecos de neve "Branquinhos"

O CONCURSO "BRANQUINHOS DE NATAL", criado pela entidade local, é mais uma das iniciativas com objetivo de desafiar todas as crianças dos jardins de infância, escolas e IPSS's com valência de pré-escolar da freguesia para criarem e decorarem os Branquinhos de Natal, utilizando materiais sustentáveis e recicláveis. O sistema de votação é por via digital, sendo contados os votos pelo número de reações positivas, válidas somente na publicação da página oficial do Facebook da Junta de Freguesia Branca. No final os três Branquinhos com mais reações positivas serão premiados.

Durante a época natalícia, todos os bonequinhos são expostos no jardim da junta de freguesia.  

Exposição de presépio

Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Grupo Etnográfico Memórias e Tradições, da qual desafia as coletividades locais, escolas ou até pessoas particulares a darem uso fruto da sua imaginação para fazerem um presépio original de dimensões consideráveis, na medida que é exposto no jardim da Junta de Freguesia.

 


Corrida São Silvestre

São consideradas das mais icónicas, tradicionais e populares provas de corrida, em Portugal, sobretudo, por causa do ambiente natalício e espírito de união dos participantes. Os percursos são sempre realizados à noite, apresentam uma extensão de 10 quilómetros e acontecem um pouco por todo o País. Por exemplo, Lisboa, Porto, Braga ou Amadora recebem estas corridas há mais de quatro décadas...

A ideia partiu de Cásper Líbero, um jornalista milionário brasileiro que numa viagem a Paris ficou fascinado com o facto dos participantes transportarem tochas enquanto corriam. Decidiu lançar a iniciativa em São Paulo, no Brasil, mas de forma adaptada à cidade. Decidiu que iria acontecer no último dia do ano, durante a noite, e que se passava a designar como a "Corrida de São Silvestre", como forma de homenagear o Papa Silvestre, que morreu neste dia, no ano 335 depois de Cristo. Depois do sucesso do outro lado do Oceano Atlântico, Líbero trouxe-a para Portugal, na década de 70. Desde aí, que se tornaram uma tradição de final de ano, onde amadores e profissionais juntam se para percorrer as principais artérias das cidades, decoradas com as iluminações natalícias. Atualmente, as corridas decorrem entre meados de dezembro e início de janeiro, geralmente ao final da tarde, entre as 17 horas e as 19 horas. 

Na corrida de São Silvestre realizada na Vila da Branca, qualquer participante tem a oportunidade de ter uma experiência cocriativa... 


Encontro de Ranchos etnográficos  

Todos os anos, é feito, a meados de agosto, um encontro de ranchos etnográficos nacionais como internacionais! Por norma, é realizado a um domingo à tarde e conta com a presença de vários produtores locais de doces típicos e artesanato.



Passeio de Motos e motorizadas clássicas

No segundo fim de semana de julho, realiza-se sempre o maior passeio de motos e motorizadas clássicas do concelho! 


Festival dos Moinhos

O evento celebra o valioso património molinológico português, ou seja, os moinhos de água e de vento e, simultaneamente, procura destacar a importância histórica e cultural dos moinhos, que foram cruciais para a produção de alimentos, especialmente o pão. A programação é diversificada e oferece atividades para todas as idades...

Os Moinhos de Porto de Riba, os moinhos da freguesia da Branca, inserem- se numa rede de Moinhos do concelho de Albergaria-a-Velha, da qual participam no Festival de moinhos em Portugal, focado na cultura do pão e do conhecimento. O evento, que ocorre de 12 a 13 de abril de 2025 em Albergaria-a-Velha, onde inclui oficinas, workshops, degustação e inaugurações relacionadas aos moinhos.

Festival do Pão

O Município de Albergaria-a-Velha todos os anos realiza o Festival Pão de Portugal, no mês de maio, na Quinta da Boa Vista (Torreão), em Albergaria-a-Velha.

O Festival Pão de Portugal regressa com os produtores e as variedades de pão de todo o país, fantásticos workshops com pão, receitas maravilhosas preparadas em sessões de showcooking com chefs reconhecidos, interessantes conversas, momentos de animação cultural e algumas surpresas.

Fornos acesos, mesas recheadas e um público que vem celebrar connosco o melhor da panificação portuguesa.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora