História
A Branca é uma vila portuguesa, sede da Freguesia da Branca do Município de Albergaria-a-Velha. Com 30,29 km² de área e de 5427 habitantes (Censos de 2021), portanto, apresenta uma densidade populacional de 179,2 hab./km². Foi elevada à categoria de vila, no ano de 1989. Conta com uma história rica e com origens que remetem à Idade Média. Tal como a grande parte das povoações do centro, a sua organização está diretamente ligada à agricultura.
Em tempos, a freguesia da Branca era uma quinta, sob a posse de uma senhora de nome D. Branca. Tendo um dia aforado as terras, chamando pessoas, feitores, e trabalhadores que cultivavam a quinta, sob a condição de que o seu nome seria dado à terra. No entanto, historiadores, filósofos e Padres que escreveram acerca do assunto, defendem que Auranca (ou Auranka) é de origem latina, mas de influência bárbara. Auranka deriva de Aureus, Aurum, que provém das minas do Palhal, originadas origem na Idade do Ferro. Já o sufixo Anka, de origem Celta, confere, assim, origem à palavra Auranka.
O termo Branca, deriva da palavra Auranka, que significa terra rica em metais e foi sobrevivendo até ao português arcaico. Com o evoluir da língua, a palavra foi evoluindo até à sua forma atual.
No século XX, a freguesia da Branca passou por um processo de modernização com o desenvolvimento de infraestruturas.
Livros e Recordações

Livro "Dos Autarcas Branquenses- 183 anos de História Local"
